10 de outubro de 2007




Dia do Combate à Violência Contra a Mulher

A violência doméstica é a violência perpetrada contra a mulher no seio da família, por um membro desta. Esse tipo de violência é hoje preocupação de políticas públicas não só no Brasil, mas em várias partes do mundo, sendo definido como também um problemas de saúde pública devido aos danos físicos e psíquicos que provocam na mulher.

Em mato Grosso do Sul essa realidade não é diferente, os dados de violência contra a mulher são alarmantes. Com essa preocupação os Movimentos de Mulheres - MS se organizam e em parceria com a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Mulher lutam para prevenir e combater a violência contra a mulher em nosso Estado.

A Coordenadoria propõe através do Programa de Combate à Violência contra a Mulher, ações concretas na área preventiva, a médio e longo prazo incluindo mudanças nos valores cultural e educacional, implantação de delegacias especializadas e centros de atendimento à mulher. Acreditamos que a discriminação contra a mulher viola o princípio de igualdade de direitos e direito a dignidade humana.

A cidadania só poderá ser completa a partir que situações como estas não aconteçam em nossa sociedade em âmbito privado. É necessário dar visibilidade. Portando guarde bem o nosso número: Ligue 0800.671236 Centro de Atendimento à Mulher A violência doméstica se caracteriza pelos seguintes atos:

Violência Sexual: Força relações sexuais quando você não quer ou quando você está com alguma doença, colocando sua saúde em perigo; Força-a a praticar atos sexuais que não lhe agradam ou praticar sexo com sadismo; Critica seu desempenho sexual, às vezes até contando relações dele com outras pessoas.

Violência Doméstica: Quebra utensílios, rasga suas roupas, chuta móveis, bate portas; Destrói ou esconde documentos pessoais, profissionais ou mesmo fotos suas. Violência Fisica e Emocional Bate em você, deixando marcas, como hematomas, cortes, arranhões, manchas e até mesmo fraturas; Impede você de sair ou de ir ao trabalho, deixando-a trancada em casa; Usa armas como ameaça à sua integridade física; Ameaça espancar você e seus filhos; Deixa você sem assistência quando está doente ou grávida.

Violência Psicológica Insinua que você tem amantes; Ofende moralmente, com freqüência, você e sua família; Desrespeita seu trabalho e critica sua atuação como mãe; Fala mal de seu corpo. Villência Social Constrangimentos e agressões morais em outros ambientes, fora o doméstico. Veja alguns casos que podem ser denunciados, ao menos para investigações que comprovem sua gravidade:

Profissional: Salários diferenciados para o mesmo cargo; Assédio sexual; Exigência de boa aparência; Exigência de atestado de laqueadura ou exame de gravidez;

Racial: Discriminar em função da etnia (raça / cor);

Ideológica: Discriminar em função de posicionamento político ou religioso.

Nenhum comentário: